jonsa a fuga

O Efeito Jonas e o que andam em fuga

Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.  Jonas 1:2

Contexto Histórico  – Jonas e Nínive

Jonas foi um profeta hebreu que viveu durante o reinado do rei de Israel, Jeroboão II, em meados do século 8 a.C. Jonas era filho de Amitai, e veio de Gate-Hefer, uma aldeia de Zebulom, situada nas vizinhanças de Nazaré. Ele também é o herói do livro que traz o seu nome, o quinto dos doze Profetas Menores. O nome Jonas significa “pomba”, e a forma neotestamentária desse nome é Ionas.  Algo interessante com o nome “Jonas” ocorre no Novo Testamento, quando comparamos passagens dos Evangelhos de Mateus e João. No Evangelho de Mateus (16:17), Jesus chamou Pedro de Simão Barjonas, que em aramaico seria “filho de Jonas”.  Jesus fez referência a jonas como a si mesmo
jonsa a fuga

texto Pr ebenezer saint

Portanto, assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem estará três dias e três noites no coração da terra.  Mateus 12:40

A maldade de Nínive

O povo de Nínive nos tempos de Jonas torturava os profetas, era conhecido como ladrão (invadiu e despojava outras regiões), era sanguinário (cortava pés e mãos, orelhas e narizes e vazava os olhos dos cativos, fazia pirâmides com a cabeça dos prisioneiros, serrava as pessoas ao meio, fazia escalpo, jogava óleo fervendo (quando não arrancava a pele da pessoa viva). Nínive levava 3 dias para ser percorrida

Levantar ou fugir

Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor. Jonas 1:3   Társis: mas cuja localização não foi determinada, indo desde um porto no Oceano Índico até Cartago ou um porto fenício na Espanha. Segundo o Easton’s Bible Dictionary, a palavra, anglicizada como tarshish, é de origem sânscrita ou ariana, e significa a costa do mar “Todo  aquele que sai da vontade de Deus, se encontra em fuga e não sabe para onde ir e onde chegar “ Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; Salmos 139:8  

A tempestade tem sempre um propósito

Quando um avião sai da rota estabelecida, ele corre o risco de causar a morte de todos a bordo.. Talvez uma  tempestade pode pô-lo de volta ao seu lugar.. Mas o Senhor lançou sobre o mar um forte vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de se despedaçar.

“As tempestade enviadas por Deus é para nós por de volta na rota original traçada por ele ‘

 

Então, os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu deus e lançavam ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem do peso dela. Jonas, porém, havia descido ao porão e se deitado e dormia profundamente. Jonas 1:4,5

  Então, os homens ficaram possuídos de grande temor e lhe disseram: Que é isto que fizeste! Pois sabiam os homens que ele fugia da presença do Senhor, porque lho havia declarado. Jonas 1:10 “ Os marinheiros excitaram até por pena de jogar jonas ao mar.. Coisa que Jonas não teve com eles ao entrar no barco levando algum tipo de maldição”

A Baleia

  Após ser lançado ao mar pelos marinheiros da embarcação em que estava viajando, o profeta Jonas foi engolido por um grande peixe que o Senhor providenciou. Jonas ficou no ventre do peixe durante três dias e três noites (Jn 1:17).    Foi o veículo condutor para por Jonas de volta a rota que Deus traçou Deus está usando essa peste para por muita gente de volta a rota…   

Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. Isaías 45:2

Oração de Jonas..

 

Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo.Jonas 2:7

Nínive de Volta a  Rota

  Depois de ter sido vomitado pelo grande peixe, Jonas obedeceu a ordem de Deus e foi para Nínive Jn 3:3 

 O profeta Jonas pregou conforme Deus havia ordenado, e a cidade naquele momento se arrependeu de seu pecado, sendo poupada por Deus Jn 3:3-10

  “Jonas não quer ir a Nínive para profetizar a destruição da cidade porque teme que os ninivitas se arrependeram, a cidade acabe por não ser destruída”

Arrependimento impede a destruição 

 

Começou Jonas a percorrer a cidade caminho de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.Jonas 3:4 

  Chegou esta notícia ao rei de Nínive; ele levantou-se do seu trono, tirou de si as vestes reais, cobriu-se de pano de saco e assentou-se sobre cinza. E fez-se proclamar e divulgar em Nínive: Por mandado do rei e seus grandes, nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem os levem ao pasto, nem bebam água; mas sejam cobertos de pano de saco, tanto os homens como os animais, e clamarão fortemente a Deus; e se converterão, cada um do seu mau caminho e da violência que há nas suas mãos. Quem sabe se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?

Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez. Jonas 3:6-10

  Deus poupa a vida do rei ezequias  e da sua cidade

Então o Senhor mandou outra mensagem a Isaías: “Vai dizer a Ezequias: O Senhor, o Deus de David, teu antepassado, ouviu a tua oração, viu as tuas lágrimas e deixar-te-á viver mais 15 anos. 6 Livrar-te-ei, a ti e a esta cidade, do rei da Assíria; defenderei esta cidade. 7 E esta é a prova daquilo que digo: 8 Farei com que o Sol recue 10 graus, segundo o relógio de sol de Acaz.” Isaías 38

  Conclusão  

Porque Jonas Fugiu ? 

E orou ao Senhor e disse: Ah! Senhor! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.  Jonas 4:2

Mais uma vez o profeta Jonas ficou irritado e pediu para morrer. Usando esse exemplo da planta, e da piedade demonstrada por Jonas a ela, Deus ensinou ao profeta que era moralmente correto que Ele manifestasse piedade pelo povo de Nínive  Jn 4:6-11

Compaixão da sua criatura e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais?Jonas 4:11 Jonas não entendia que o arrependimento poderia livrar uma nação da destruição..Ele estava certo que iria a Nínive e sairia tranquilo e assistir de longe a sua destruição…Ele não sabia enquanto ele ministrava o povo se arrependia e Deus mandava de volta o processo de destruição da cidade.. Arrependimento muda tudo…mesmo sem os religiosos entenderem..  

E se esse meu povo, que se chama pelo meu Nome, se humilhar, orar e buscar a minha face, e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e seus erros e curarei a sua terra. 2 Crônicas 7:14

jonsa a fuga

O Efeito Jonas e o que andam em fuga

Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.  Jonas 1:2 Contexto Histórico  – Jonas e Nínive Jonas foi um profeta hebreu que viveu

lea mais »